Entenda o real significado deste importante indicador e veja como ele pode fazer a diferença nos resultados de marketing do seu negócio

Uma coisa é certa: não adianta nada investir rios e rios de dinheiro no seu negócio se os desempenhos das suas estratégias, bem como os processos de gestão, não são analisados constantemente para que se tenha uma noção daquilo que de fato está ou não funcionando.

Afinal, como será possível atingir bons resultados e medir o sucesso da sua empresa se os seus resultados nem sequer são mensurados?

Se você trabalha sem um direcionamento preciso ou tem observado uma necessidade de mudança na forma de gerenciar o seu empreendimento, os KPIs podem te mostrar o caminho certo a seguir.

Acompanhe este artigo com a gente e fique por dentro do assunto!

O que é KPI?

A sigla pode parecer um tanto estranha, mas não tem muito segredo: um KPI (em inglês: Key Performance Indicator), nada mais é do que um Indicador-Chave de Performance que atua na estratégia de gestão de uma empresa, permitindo que uma determinada ação ou um conjunto de iniciativas sejam medidas a fim de compreender se os objetivos propostos estão sendo atendidos.

Se ficou confuso, aqui vai um exemplo para que você entenda melhor:

Imagine que você investiu na criação de um blog dentro do site da sua empresa e, após a publicação de alguns conteúdos, deseja saber quantas páginas um visitante tem acessado.

Um KPI é capaz de fornecer esse resultado a você.

Se o número de páginas por visita for igual a 2, por exemplo, você saberá que a taxa de rejeição do seu blog está em torno de 80% e, a partir disso, trabalhar em melhorias para chamar a atenção dos usuários.

O mesmo acontece com o Custo de Aquisição do Cliente. No caso dele ser alto, é preciso rever processos que estão sendo feitos dentro das áreas de marketing e vendas. Agora, se a retenção estiver baixa, olhar atentamente para as etapas de atendimento ao cliente é mais do que essencial.

Mas por que estamos falando isso?

Porque antes de mais nada você deve entender que existem diferentes tipos de KPIs e que é possível definir quais deles são os mais importantes para o seu tipo de negócio para ajudar na análise dos seus resultados.

Quais são as principais categorias de KPIs?

Indicadores de produtividade:

Ajuda na mensuração da quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um produto ou serviço, devendo ser aplicada constantemente para que o rendimento e a eficiência dos processos sejam analisados.

Indicadores de qualidade:

Assim como tudo na vida, erros e imprevistos acontecem. Portanto, nos negócios isso não seria diferente. Junto aos indicadores de produtividade, esse tipo de KPI é voltado para a análise de situações como essas, que, de certa forma, acabam surgindo de forma inesperada.

Indicadores de capacidade:

Uma boa maneira de identificar o nível de competitividade que a empresa possui, já que aqui a capacidade de resposta em relação a um processo, assim como o tempo gasto para a sua resolução também passam por avaliações.

Indicadores estratégicos:

Em que patamar a empresa se encontra para conseguir atingir as metas definidas? Com uma junção de informações, esse indicador trabalha nesse sentido, fornecendo um quadro comparativo da situação atual de uma empresa e aquilo que é esperado. Em resumo: mostra como as coisas estão naquele determinado momento.

O que é possível analisar com o uso de bons KPIs?

Tudo vai depender do seu tipo de interesse e estratégia. Mas, de forma geral, podemos dividi-los em três classificações:

Primários:

Importantes para a análise de estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital, verificando, por exemplo: leads, tráfego, custo de aquisição por lead, taxa de conversão, receita total e receita por compra.

Secundários:

Reforça os indicadores primários, mostrando se os testes das suas estratégias estão seguindo um bom caminho.

Aqui podemos destacar o custo por lead em cada estágio do funil, assinaturas de newsletter ou blog (assim como o número de visitantes neste último), custo por visitante, origem do tráfego (seja ele orgânico ou pago) e preço médio por transação.

Práticos:

Fornece informações mais detalhadas sobre comportamento, aquisição e características do usuário: conteúdos mais visitados, palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com o seu negócio), número de novos visitantes, número de visitantes recorrentes, pageviews, landing pages, etc.

“Mas Yellow, então um KPI pode ser considerado uma métrica, certo?”

Nada disso! Em alguns casos, uma métrica pode até ser considerada um KPI, mas não o contrário.

Isso porque o KPI acompanha o andamento de um negócio, sendo uma estratégia valiosa para auxiliar em decisões inteligentes. Já a métrica está diretamente relacionada a algo que pode ser apenas quantificado, muitas das vezes utilizada para a geração de relatórios, sem que haja a tomada de alguma ação.

Mas calma lá! Que fique bem claro que não queremos, de forma alguma, tirar o mérito que as métricas apresentam aos empreendimentos, ok? Muito pelo contrário: elas fazem sim uma enorme diferença para o banco de informações. E, quando a partir delas, uma tomada de decisão ou direcionamento para algum propósito acontece, acabam se transformando em um KPI.

Viu só? Então é só lembrar: se a métrica é relevante para a estratégia, pode-se dizer que ela é sim um KPI.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o universo dos KPIs, entende porque eles devem ser colocados em prática na sua empresa o mais rápido possível, não é verdade?

Para isso, nada melhor do que contar com uma equipe qualificada, capaz de entender as reais necessidades do seu negócio e atuar com qualidade e agilidade para fazer com que ele se desenvolva ainda mais.

Se tratando de KPIs ou de qualquer outra solução que faça a diferença nas suas estratégias, trabalhamos sempre em conjunto com você para que as melhores escolhas sejam feitas, garantindo assim o crescimento dos seus resultados.

Não deixe que o seu empreendimento fique parado ou caia no esquecimento! Trilhe um caminho de sucesso com a Yellow e faça acontecer!

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