Para criar os melhores projetos e alavancar sua empresa, as agências de marketing contam com o briefing que é passado a eles. Mas o que é o briefing? O briefing são instruções passadas pelo cliente, explicando detalhadamente os seus objetivos com determinado projeto ou campanha.
O briefing é o resumo do projeto. Ele deve conter as estratégias que o cliente deseja adotar, o passo a passo das ações e todos os detalhes relevantes para o projeto.

Passar um briefing claro e detalhado é importante, pois diminui o tempo de produção. Se agência ou profissional recebe um briefing completo, a execução do projeto é mais rápida porque todas as ideias já estão no documento. Ou seja, um bom briefing agiliza o trabalho.
Além disso, resolve a falta de alinhamento. Durante o briefing, é importante que o cliente repasse todas as suas ideias e faça todas as perguntas que desejar. Dessa forma, o resultado será exatamente o que o cliente solicitou.

A principal consequência de passar um briefing incompleto é o retrabalho. Se a demanda não é clara, o resultado do projeto pode não ser o esperado, causando retrabalho e atrasando a entrega.

Dicas para construir um bom briefing:

Tema

Você precisa deixar bem claro qual é o tema central do projeto e o que sua empresa deseja passar para o consumidor final.

Palavras-chave

Ao definir bem o tema, é possível indicar para o redator quais palavras-chaves devem ser incluídas no texto. Evitando múltiplas correções de texto.

Público-alvo

Conversar diretamente com seu público é de suma importância, porém a linguagem é diferente para cada público. Ao planejar uma campanha deve-se ter em mente com qual público se quer falar e transmitir essa informação no briefing. Assim, é possível construir uma campanha e um texto voltados diretamente para essas personas.

Linguagem

Que tipo de comunicação você deseja? Mais formal, em tom de brincadeira, persuasivo etc. Essa informação pode parecer simples, mas pode mudar totalmente um projeto.

Quantidade de conteúdo

O texto deve ser curto, médio ou longo? São pequenos detalhes que contribuem para um bom briefing. Afinal se isso não estiver claro, você pode estar esperando um texto curto e receber um longo ou vice-versa.

Imagens

Além do texto, outra parte imprescindível são as imagens. Se você já tem um direcionamento para as imagens, melhor ainda. Com base nessa informação, o designer pode selecionar imagens que conversem com sua ideia.

Referências

Referências são ótimas. Quando você pensou nesse conteúdo, pode ter se inspirado em outros conteúdos. Por isso, essa informação é relevante para quem irá produzir o conteúdo, pois ajuda, junto com as outras informações do briefing, a visualizar o que cliente deseja.

Antecedência

A construção de um projeto com qualidade não surge de um momento para outro. Demandas solicitadas com antecedência fazem com que haja mais tempo para desenvolver o trabalho e aumenta as chances de criar um projeto realmente impactante. Além disso, permite que sejam feitos ajustes em tempo hábil, caso necessário.

 

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