1 – Tenha um site responsivo
Mais de 70% do tráfego de internet provém de smartphones, ou seja, ter um site para celular é essencial. Imagine você acessar um site e não conseguir utilizar direito? Assim, seu site precisa ser responsivo, ou seja, carregar no tamanho adequado tanto para celulares, tabletes, quanto para computadores.
2 – Faça boas fotos
O ser humano é muito visual, por isso, imagens de boa qualidade e atrativas certamente chamam a atenção na hora da compra. Existem diversos guias de como produzir uma boa foto sem precisar ser um mestre da edição.
3 – Capriche na descrição dos produtos
A descrição do seu produto não pode ser genérica e nem igual a de outros vendedores. Dentre os milhares de produtos disponíveis na internet, por que aquele cliente deve comprar o seu? Use a descrição como uma arma para convencer o usuário a efetuar a compra. Se você caprichar na descrição, evita que o cliente tenha que sair do seu site para buscar mais detalhes e mostra que tem propriedade sobre o assunto.
4 – Ofereça um visual organizado
O visual da sua loja diz muito sobre você. Portanto, planeje muito bem o design do seu site. Ele precisa ser “limpo” visualmente, sem ter mil itens grudados uns nos outros, deve ser fácil de navegar, as cores devem ser agradáveis e combinar com a identidade visual da sua marca. Monte seu próprio visual, nada de fazer igualzinho ao de alguma outra marca, isso faz com que o cliente pense que você não pode oferecer algo novo, algo único.
5 – Dê atenção ao cliente
Quando seu cliente chega até suas redes sociais ou até sua loja, é natural que ele tenha algumas dúvidas ou que precise de ajuda. Logo, você deve garantir um bom atendimento ao cliente, respondendo rapidamente e de forma prestativa. Dessa forma, você mostra a ele que se importa e constrói um bom relacionamento.
6 – Facilidade
O usuário da internet gosta de coisas fáceis, ações que exigem muitos cliques podem desestimular a compra. Portanto, no online, uma vitrine organizada é sinônimo de facilidade. Faça com que seja fácil entrar na sua loja, encontrar os produtos, adicionar ao carrinho e consultar as opções de entrega. Assim, você garante um cliente satisfeito e muitas compras futuras.
7- Crie um padrão para sua loja
Escolha o estilo de foto e descrição que você prefere no seu site e utilize o mesmo padrão. Esse visual uniforme vai a sensação de familiaridade e faz com que o cliente identifique rapidamente que aquele produto é seu quando vê-lo em anúncios e propagandas.
8 – Invista em mais de um canal
Invista em vários canais diferentes. O usuário pode ver seu produto no Facebook e ir até seu site, ou então no Instagram, ou em algum site do Google. Seu cliente pode estar em muitos lugares. Teste anunciar em plataformas diferentes e, assim, entender onde seu público está.
9 – Tempo de carregamento
Cuidado com as fotos e arquivos em seu site. Eles precisam ter uma boa qualidade, é claro, mas não precisa exagerar. Arquivos pesados demais ocupam a memória do seu site e faz com que o usuário precise esperar mais para visualizar a página completa. Muitos usuários utilizam a internet do celular, portanto uma página muito pesada e que exige internet demais, pode impedir suas vendas de acontecerem.
10 – Preço
Pesquise constantemente os concorrentes, o que está acontecendo no momento, qual é a situação dos seus clientes e como você pode ajudá-los. Vale mais a pena vender mais por um preço menor do que a concorrência ou vale a pena manter o valor mais alto e vender em menor quantidade? Avalie o que funciona melhor para sua loja. Faça promoções que atraiam o seu público e garanta por meio do seu produto que ele volte novamente.
11 – Entregas
O comércio na internet é uma relação de confiança entre você e o cliente. Se você prometeu que irá entregar o produto em determina data, garanta que você possa cumprir. Por isso, trabalhe com transportadoras que você conhece e seja sincero com o cliente. É muito desanimador para seu comprador criar a expectativa de que o produto está chegando e ele não chega no prazo.
12 – Carrinho abandonado
O cliente seleciona o produto, inicia o processo de finalizar a compra, mas abandona o carrinho e vai embora? Dedique um tempo para entender o que está acontecendo e como você pode segurar o cliente nesse momento tão importante.
13 – Acompanhe a jornada do cliente na loja
A jornada do cliente te permite entender o caminho que ele faz ao entrar em seu site até a conclusão da compra. Com base nessas informações, você pode aprimorar sua estratégia ou até mesmo desenvolver uma que se encaixe melhor no que o usuário precisa. Existem ferramentas que podem te ajudar a entender como seu cliente chega até você, o que ele faz no site e o que poderia ser melhorado.
14 – Marketing de conteúdo
Nem só de vendas vive o vendedor virtual. Como citado antes, você precisa criar um relacionamento com o cliente, por isso invista em marketing digital. Ofereça ao seu cliente outros conteúdos além dos seus produtos. Talvez o cliente não esteja procurando seu produto diretamente, mas ele pode chegar até você por meio desse conteúdo rico como, por exemplo, e-books, infográficos e dicas, e se interessar pelo seu produto.
15– Sua loja precisa fazer SEO
Tudo que está no seu site em forma de imagem e vídeos, está no Google em forma de dados, portanto, carregue suas fotos no site com a palavra-chave que a define. Por exemplo, se você está adicionando a imagem de uma blusa esportiva, em vez de “JPEG12DBIUHEMW”, renomeie o arquivo de forma condizente “blusa-esportiva-azul”. Desta forma, quando o usuário buscar por “blusa esportiva azul”, quem você acha que ele vai encontrar? Isso mesmo, sua imagem, que por consequência leva ao seu site.
16 – Métodos de pagamento
Habilite todos os métodos de pagamento possíveis, principalmente cartão de crédito, boleto e PayPal. Não deixe o comprador desistir na última etapa, garanta que ele vai encontrar uma opção ideal de pagamento. Se um cliente costuma pagar por boleto e não encontra essa opção, as chances de ele desistir da compra aumentam. Não corra esse risco.
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