QUANDO DEVO ANUNCIAR NO FACEBOOK E INSTAGRAM?

Quando falamos sobre redes sociais é inevitável não pensarmos primeiramente no Facebook e no Instagram. Ambas plataformas – que pertencem a uma só empresa –  contam com milhões de usuários ativos que movimentam diariamente essas redes, tornando-as ferramentas poderosas para atrair leads qualificados para o seu negócio e gerar altas taxas de conversão. 

Mas não basta apenas criar um perfil da sua empresa nas principais mídias sociais, é necessário traçar estratégias elaboradas de marketing para construir uma presença digital de impacto e que traga resultados de fato. Uma dessas estratégias é o tráfego pago, um impulsionamento com valores investidos em posts ou anúncios específicos feito através do Meta Business: a ferramenta de gestão das ações da sua empresa no Facebook, no Instagram e no Messenger. 

Uma das dúvidas principais de quem considera investir em tráfego pago em uma dessas redes sociais é sobre qual delas usar, e você vai entender um pouco mais sobre esse assunto durante a leitura deste artigo.

O tráfego pago nas redes sociais

Produzir materiais de qualidade para serem publicados em redes sociais é imprescindível para trazer o engajamento e reconhecimento da empresa por parte do público alvo, mas como o crescimento orgânico dentro do mundo digital acontece de forma desapressada o tráfego pago surge como um atalho.

Quando falamos sobre tráfego pago especificamente em redes sociais, podemos denominá-lo como Social Ads. O Meta Business oferece configurações personalizadas e detalhadas para campanhas tanto no Facebook como no Instagram, com 3 objetivos finais: a divulgação, uma forma de distribuir o conteúdo ou anúncio de forma mais ampla para o maior número de pessoas possível; a  consideração, que propõe uma ação específica ao público-alvo como uma reação ou o envio de uma mensagem; e a conversão, indicada para a venda de um produto ou serviço específico. 

Você deve estar se perguntando “então posso usar a mesma campanha para anunciar nas duas redes sociais?”, e a resposta para essa pergunta é bem mais complexa do que um sim ou não pois envolve as particularidades do tráfego pago em cada uma das plataformas, Facebook e Instagram.

Praticidade de uso 

Ambas redes sociais usam o mesmo gerenciador de anúncios dentro do Meta Business, o que acaba sendo bem mais prático e intuitivo para quem está presente tanto no Facebook quanto no Instagram. Você consegue criar uma campanha no Facebook simultaneamente enquanto faz o mesmo para o Instagram, e consegue analisar os resultados dessas campanhas pela mesma ferramenta. 

Alcance e engajamento 

O Facebook seguramente tem mais usuários do que o Instagram, por ter nascido bem antes que a segunda rede social. Por isso, quando falamos em atingir um número máximo de pessoas, o ideal é que os anúncios no Facebook sejam priorizados, por outro lado ele abriga um público-alvo diferente do Instagram.

São por essas questões que o estudo da persona ideal do seu negócio é tão importante para o tráfego pago e todas as outras ações de marketing a serem implementadas, pois ele segmenta os dados demográficos das pessoas exatas as quais você precisa alcançar. Entender sobre o comportamento do seu público também te leva a conhecer as tendências de engajamento dele, e caso haja uma tendência alta é interessante direcionar o tráfego pago para o Instagram também, pois a taxa de engajamento nessa rede social é comprovadamente maior. 

Como saber em qual rede social investir em tráfego pago 

Como explicamos nos parágrafos acima, Facebook e Instagram são redes sociais distintas apesar de serem gerenciadas pela mesma plataforma. Cabe à agência ou setor responsável pelo marketing digital dentro da sua empresa delimitar as necessidades do negócio dentro do mundo digital, uma vez que o estudo que resultará na resposta para o subtítulo dessa seção envolve análise de métricas, estudo de persona e outros conhecimentos essenciais para que você de fato obtenha um resultado e não apenas invista em algo sem retorno. 

Como o próprio criador das duas redes (Facebook e Instagram), Mark Zuckerberg  disse certa vez, aqui na Yellow acreditamos que as duas plataformas se complementam e oferecem recursos diferentes, então por que não extrair o melhor de ambas? Se você busca alavancar seus resultados através do tráfego pago voltado para redes sociais, conte conosco! Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato. 

 

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