Se você deseja diminuir os custos da sua empresa, vendendo mais (e melhor) confira os benefícios dessa estratégia e saiba como implementá-la no seu negócio
Não adianta negar: vender é uma arte para poucos. Uma arte que exige estudo, dedicação e paciência. Não é à toa que profissionais e empresas desse segmento precisam estar atentos a todas as mudanças, investindo em novos métodos e em novas técnicas que acompanhem a transformação da nossa sociedade. Esta que, cada vez mais, busca por facilidade aliada a boas experiências, principalmente quando o assunto é comprar ou consumir determinado produto.
A sua empresa, por exemplo, tem se adaptado às novas formas de vendas?
O Inside Sales é uma delas e hoje você vai entender um pouco mais sobre essa metodologia.
Afinal, o que é Inside Sales?
Vendas internas aliadas à tecnologia. De modo geral, podemos dizer que isso traduz o conceito de Inside Sales. Mas calma que a gente te explica melhor!
Trata-se de uma estrutura de vendas que preza pelo baixo custo de operação, uma vez que não há necessidade de deslocamento por parte da equipe de vendedores. Isso significa que todo o processo é feito remotamente, com o uso de redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail, plataformas de reuniões virtuais e SMS, por exemplo, para que um relacionamento entre empresa e consumidor seja estabelecido.
Em resumo: uma alternativa muito mais flexível e eficiente para a prospecção de clientes.
“Mas calma aí, isso que você descreveu não seria um Telemarketing?”
Esse é mais um ponto que merece a sua atenção!
Apesar de muitas pessoas associarem a estratégia do Inside Sales com o não tão querido Telemarketing, é importante deixar claro que existem diferenças significativas entre eles.
Ao contrário do Telemarketing, o papel do Inside Sales não é o de uma “venda empurrada”, com foco total no produto, mas sim de uma venda consultiva, onde as necessidades do cliente são priorizadas para que os melhores produtos, serviços e ofertas sejam mencionados na conversa.
Aqui, a atenção do possível consumidor precisa ser conquistada e é por esse motivo que, junto aos recursos utilizados, a estruturação de um bom Marketing de Conteúdo também se faz necessária. Afinal, não custa reforçar: Materiais de valor = atração de leads.
Quais são os benefícios do Inside Sales?
Otimização do tempo:
Uma boa internet e um bom grupo de vendedores (confiantes e qualificados) é o pontapé inicial que o Inside Sales precisa. Como a equipe não vai a campo, o tempo que seria gasto com deslocamento durante todo o processo de vendas pode então ser aproveitado para outras demandas.
Redução de custos:
Melhor do que reduzir custos, é reduzir custos sem perda de vendas. E isso o Inside Sales pode fazer por você!
Como mencionado anteriormente, sem o deslocamento seu negócio ganha tempo e ainda tem a capacidade de reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), isto é, todos os investimentos que são feitos para transformar um lead em consumidor. Sem contar ainda que você não corre o risco de “perder a viagem” caso algum prospect cancele de última hora.
Aumento da produtividade:
Com a otimização do tempo também é possível se trabalhar em aperfeiçoamos da equipe, como o aumento da capacidade de atendimento, por exemplo, fazendo com que estejam mais confiantes em sua função. Aspecto que, consequentemente, irá refletir não só na agilidade das negociações, mas no aumento de vendas e na melhoria de cada uma delas.
Previsibilidade do funil de vendas:
Com uma operação de Inside Sales bem alinhada e estruturada você vai começar a perceber um volume constante de oportunidades surgindo a cada dia e, a partir disso, fazer uma análise minuciosa dos resultados obtidos. Isso porque com o passar do tempo um certo “padrão” será observado: X ligações por dia geram um número Y de reuniões, onde Z se transformam em clientes.
E acredite: essa previsibilidade vai fazer uma enorme diferença no seu negócio, contribuindo para que as metas estipuladas sejam atingidas.
Melhoria da experiência do futuro cliente:
Que os consumidores estão cada vez mais exigentes e seletivos não é novidade para ninguém. Portanto, cabe à sua empresa proporcionar a melhor experiência possível desde o primeiro contato com a marca.
Diante disso, o vendedor assume um papel fundamental, ou seja, ele não vai apenas representar a empresa, mas influenciar diretamente na percepção do lead sobre ela.
Com o Inside Sales a equipe tem consciência disso, planejando antecipadamente tudo aquilo que será dito na comunicação e sabendo ouvir os desejos do prospect.
Para quais empresas o Inside Sales é indicado?
Se você está em dúvida se o Inside Sales vai fazer a diferença ou não no seu tipo de negócio, vale se atentar a seguinte consideração: essa metodologia é muito indicada para operações altamente escaláveis e que possui ticket médio mais baixo, ou seja, um baixo valor médio no número de vendas.
Assim é possível aproveitar dessa estratégia para a ampliação do funil de vendas.
Contudo, mesmo que a sua empresa não se enquadre nessa situação, o Inside Sales pode ser pensado como uma maneira de potencializar seus processos de trabalho.
Mas atenção! Inside Sales é um processo que leva tempo…
Isso significa que, para a sua implementação acontecer de forma organizada e eficiente é preciso que você tenha paciência e entenda que as coisas não mudarão de uma hora para outra.
Existe um tempo de transição que deve ser levado em consideração, uma vez que a equipe precisará dominar essa metodologia por completo, se familiarizando com conceitos, técnicas e ferramentas.
E mais: quando tudo estiver em pleno funcionamento, o aprendizado não pode (e não deve) parar por aí! Lembre-se: a qualificação contínua é essencial para a obtenção de resultados cada vez mais significativos para o seu negócio.
E aí, ficou com vontade de colocar o Inside Sales em prática na sua empresa e desfrutar de todos os seus benefícios? Com a Yellow isso é mais do que possível!
Aqui você conta com uma equipe de profissionais especializados no assunto e preparada para te auxiliar na construção desse sistema.
Entre em contato conosco e saiba mais!