As consequências da pandemia do novo coronavírus como as medidas de isolamento e de distanciamento social mudaram a forma como as pessoas consomem. As compras físicas passaram a ser evitadas e as compras virtuais dispararam.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce registrou mais de 50% de crescimento entre março e maio, além disso foram registradas altas substanciais no número de pedidos e no total de faturamento.

Depois de ler tudo isso, quer algumas dicas de como abrir sua loja virtual?

1 – Pesquise o mercado

Descubra se seu produto é vendável e, principalmente, se o mercado que você planeja entrar está em alta e possui oportunidades de crescer. Para isso, você precisa realizar uma pesquisa de mercado completa analisando aspectos como concorrentes, preço, marcas, prazo de entrega, formas de pagamento. Conheça os pontos fracos e fortes dos concorrentes e fortaleça seus pontos fracos. Além disso, evite vender de tudo. Se especialize em certo nicho ou segmento.

2 – Plataforma

Existem diversas plataformas de e-commerce disponíveis. Inclusive, para pequenos negócios que estão começando. Enfim, a questão é escolher a que mais se encaixa no seu perfil e nas suas necessidades.

É importante levar em consideração aspectos como suporte para resolver problemas e dúvidas, diversos meios de pagamentos e integração com ERP, um sistema que integra os dados e processos do negócio. Bem como que a ferramenta seja responsiva e acessível por celulares, além de oferecer Search Engine Optmization (SEO), um conjunto de técnicas que otimiza as buscas e ajuda a alcançar bons rankings nas pesquisas.

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Faça um bom planejamento para garantir a sobrevivência da sua loja virtual

3 – Planejamento da loja virtual

Calcule todos os seus custos, desde os iniciais até os gastos fixos mensais. Depois, faça um planejamento do quanto você irá precisar no início e inclua também os gastos fixos para pelo menos um ano. Com base nisso, crie um caixa com esse valor. Seu planejamento deve levar em consideração as margens brutas e líquidas, custos fixos, variáveis e uma previsão de cenários. Na hora de montar o orçamento, seja muito realista.

4 – Precificação

Seja estratégico ao calcular os preços de venda, ou seja, ao fazer a precificação. Para isso, você precisa conhecer seus custos e despesas (impostos, custo operacional e custo de produto) e qual é sua margem de lucro desejada. Assim, você consegue cobrir as despesas e obter lucro para alimentar seu negócio.

 5 – Estratégia de divulgação

Você conhece seu mercado, seus concorrentes e já tem tudo planejado. E agora? Agora, você precisa divulgar. De nada adianta uma loja linda e bem planejada, se ninguém sabe que ela existe. Faça uma pesquisa sobre quais canais de divulgação você precisa estar para alcançar seu público e invista neles. Também existem inúmeros serviços que podem te ajudar a entender seu público, analisar taxa de conversão, visitas diárias e muito mais.

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Pense em todas as etapas, desde a chegada ao site até o momento que o cliente recebe o pedido

6 – Estratégia de logística

Você precisa pensar em todas as etapas. Quando seu cliente for realizar a compra, que opções de entrega você irá oferecer? Além disso, considere se você irá cobrar o frete com base no peso, na localização ou terá um valor fixo. Lembre-se, o preço abusivo de frete afasta muitos clientes que abandonam o produto e não efetuam a compra.

7 – Cuide da segurança

Muitas pessoas ainda não são muito confiantes em comprar online por desconfiarem de que não é seguro. Por isso, sua política de segurança deve ser muito clara. Explique quem você é, o que faz e porque seu cliente está seguro comprando na sua loja. Dessa forma, você constrói uma relação de confiança com o comprador.

8 – Fique envolvido na sua loja virtual

Separe um tempo para cuidar da sua loja virtual, atualizar o planejamento e trabalhar na divulgação do seu negócio. Quando sua loja engrenar, você terá que responder os clientes e organizar os pedidos. Sua loja não vai crescer sozinha, ela precisa que você esteja ativo para crescer.

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