ENTENDA PORQUE O MARKETING DE CONTEÚDO DEVE FAZER PARTE DAS SUAS ESTRATÉGIAS 

Ter um perfil da sua empresa em cada rede social já não é mais o suficiente para estar de fato presente na internet, nem sequer usar essas mídias apenas como vitrines virtuais que exibem os seus produtos ou serviços, com descrição e preço. Encontrar a forma certa de se comunicar com o seu público de uma maneira natural e com propósitos claros é a chave para uma estratégia que atrai, engaja, converte e constrói a autoridade do seu negócio. 

Envolver seu público-alvo com conteúdos autênticos e, principalmente, úteis é o objetivo principal do marketing de conteúdo. Planejar, criar e distribuir esse conteúdo de forma estratégica em mídias sociais também serve como uma forma de educar seus clientes e auxiliar no processo de compra.

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO 

Para entender o conceito do marketing de conteúdo, é necessário a compreensão de duas estratégias conhecidas no marketing: o outbound e o inbound

O outbound é um método tradicional de marketing, que visa prospectar clientes de forma ativa através de estratégias offline, como outdoors e propagandas de rádio, e online através de investimentos de anúncios. Já o inbound é uma estratégia fundamentada na criação e distribuição de conteúdos online, que busca aumentar a consciência sobre determinada marca e naturalmente aumentar os lucros. 

Com a popularização de técnicas de inbound, uma nova demanda surgiu: a necessidade de materiais que atraíssem o público-alvo de uma maneira sútil, e que vendessem sem parecer que de fato estavam vendendo. São esses materiais que fazem parte da estratégia que chamamos de marketing de conteúdo

COMO O MARKETING DE CONTEÚDO BENEFICIA SEU NEGÓCIO

Como vimos acima, o principal intuito do marketing de conteúdo é trazer valorização para sua empresa ou marca através de conteúdos úteis para o seu público. É através dessa construção de reputação que você ganha autoridade dentro do seu nicho e cada vez mais pessoas chegam até você. 

Engajar as pessoas com a sua marca não só torna propenso que elas optem por comprar com você como as faz entender o mercado o qual estão inseridas, proporcionando que o processo de compra seja totalmente consciente e sem objeções.

O marketing de conteúdo também tem um papel importante no tráfego orgânico do site do seu negócio, afinal, são conteúdos relevantes e alinhados a estratégias de SEO que fazem com que sua página apareça em primeiro lugar nos buscadores. E isso acaba inclusive reduzindo o custo do CAC (Custo de Aquisição de Clientes), já que os materiais disponibilizados ajudam a construir um relacionamento com os leads sem a necessidade de investimentos maiores. 

COMO IMPLEMENTAR O MARKETING DE CONTEÚDO NAS SUAS ESTRATÉGIAS

O planejamento estratégico dos conteúdos direcionados ao seu público-alvo é extremamente necessário para que o marketing de conteúdo leve aos resultados desejados. E esse planejamento envolve diversas etapas que não só dizem respeito a estratégias específicas de marketing de conteúdo, mas do marketing como um todo.

Um dos passos mais importantes na hora de implementar o marketing de conteúdo na sua empresa é alinhar esse planejamento com indicativos de performance da estratégia, justamente para mensurar o retorno em dados e saber se tudo está ocorrendo da forma que deveria. Algumas métricas usadas nessa etapa são: engajamento no Facebook, visitas no site/blog e comentários nas publicações.

Além disso, é inevitável não mencionarmos a importância da segmentação da audiência em não somente dados demográficos mas também em características comportamentais para que o posicionamento dos materiais do marketing de conteúdo se alinhem com o público-alvo. 

Por fim, o mais importante quando falamos sobre o assunto: contar com o trabalho de bons redatores de marketing de conteúdo! Isso faz toda a diferença na hora de  disponibilizar materiais que sejam úteis ao seu público e que tragam resultados para sua estratégia. Na Yellow você tem um time de especialistas em marketing de conteúdo, prontos para alavancarem os resultados do seu negócio através dessa e outras estratégias. Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato.

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