Construir a presença digital de uma empresa ou marca na internet pode parecer uma tarefa difícil, e de fato é. Trazer visibilidade para algo até então desconhecido demanda o uso de um conjunto de ações estrategicamente definidas e parâmetros que farão não somente com que novas pessoas conheçam o seu negócio, mas que busquem se conectar com ele de alguma forma.

Dentro desse conjunto de estratégias existem duas que especificamente aumentam o número de visitantes nos canais digitais de comunicação da sua empresa, o tráfego pago e o orgânico. E antes que você pergunte, nós respondemos: os dois tipos têm um papel importante nas estratégias de marketing do seu negócio.

Diferentes métodos, diferentes benefícios e limitações mas o propósito permanece o mesmo, fazer com que as mídias digitais de determinada empresa apareçam por primeiro quando termos relacionados a ela sejam procurados por leads em mecanismos de busca. Entenda as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico:

Tráfego pago 

O tráfego pago envolve o investimento de certos valores em anúncios que contenham palavras-chave ou segmentações que sejam do interesse do público alvo da sua empresa ou marca. O objetivo aqui é captar a atenção do possível lead e gerar uma curiosidade para os seus serviços ou produtos, e não para os de seus concorrentes.

Para que essa estratégia traga resultados é necessário que os anúncios estejam sempre rodando, e mais do que isso, com informações atualizadas. Para cada anúncio ativo existe uma campanha sendo administrada por um gestor de tráfego responsável pela criação, implementação e otimização da mesma.  

Porque incluir o tráfego pago nas estratégias de marketing 

As campanhas pagas tendem a trazer retorno em um espaço de tempo reduzido e podem ser implementadas já nos primeiros passos de uma empresa no mundo digital.  Ao veicular anúncios pagos você recebe dados relacionados aos usuários, incluindo palavras-chave relevantes, dados demográficos e localização geográfica. Essas informações são úteis para complementar outras estratégias de marketing que envolvem SEO, sendo possível ranquear as palavras-chave que estão tendo o melhor desempenho em seus anúncios e usá-las para criar novos conteúdos.

O tráfego pago é uma das estratégias que mais atraem usuários que estão dispostos a fechar uma compra, isso porque pessoas que procuram por um produto ou serviço específico sabem exatamente o que querem e procuram a melhor opção disponível. Localizar esses possíveis leads através dos seus anúncios resulta em um tráfego maior nos canais digitais do seu negócio e viabiliza maiores conversões.  

Como funciona o tráfego orgânico 

O tráfego orgânico como o próprio nome sugere, acontece pela iniciativa natural das pessoas buscarem por tópicos que sejam de seus interesses, e quando esses interesses tenham relação com os serviços ou produtos que sua empresa oferece, as mídias digitais da mesma aparecerão para esses usuários. 

Uma estratégia que superficialmente parece fácil e até mesmo sem custos envolvidos, mas na prática não é bem assim. Para que o tráfego orgânico funcione é necessário que as mídias sociais da sua empresa tenham conteúdos relevantes, engajados e com grande probabilidade de conversão. Para isso surge uma demanda de produtores de conteúdo que saibam exatamente o que o seu público consome e que traduzam isso em materiais que de fato causem a mudança comportamental desejada nos leads, no momento do planejamento. 

Como você percebeu, no tráfego orgânico não mencionamos o pagamento direto de determinado valor, mas fica claro que investimentos são necessários em ambas estratégias. O que não é gasto no impulsionamento de campanhas dentro do tráfego orgânico, acaba sendo usado para investir em pessoas qualificadas. 

Onde o tráfego orgânico pode ser explorado 

Mais importante do que saber onde compartilhar conteúdos conversíveis, é necessário que as pessoas envolvidas com uma campanha de tráfego façam um estudo aprofundado sobre as personas do seu negócio, já que os dados obtidos a partir daí vão mostrar a quem exatamente esses conteúdos vão ser indicados e o tipo de linguagem que será empregada. 

Outro fator de extrema importância dentro do tráfego orgânico é o SEO, uma série de práticas que, quando usadas de forma correta, indicam as palavras-chave que otimizam as pesquisas relacionadas a sua empresa nos mecanismos de busca. Tenha em mente que é necessário estar preparado para mudanças quando falamos em implementação de técnicas de SEO, uma vez que é necessário moldar todo o site para que ele esteja adequado a ranquear nos sites de busca. 

Falando em site, é impossível não o mencionarmos quando o assunto é tráfego. No tráfego orgânico, seu site ou blog precisará estar sempre ativo e abastecido de conteúdos interessantes para a sua audiência. Isso levará as pessoas a avaliarem positivamente esses materiais e passarem mais tempo envolvidas com eles, tornando-os relevantes e dando maiores chances do site ou blog aparecer organicamente na primeira página das redes de pesquisa. 

Você também deve sempre levar em consideração a necessidade e importância de estar presente nas redes sociais, pelo menos nas mais influentes e que fazem mais sentido com o seu nicho. Aqui é interessante trabalhar com uma gama diversificada de conteúdos de topo, meio e fundo de funil para atingir as estratégias necessárias para que o perfil da empresa apareça organicamente para cada vez mais pessoas, dentro da determinada rede social. 

Afinal, qual a melhor estratégia?

A verdade é que essas estratégias não são contrárias, e sim complementares uma à outra. Se a sua intenção é construir a autoridade do seu negócio na internet, é necessário uma análise profunda de quais ações de marketing precisam ser implementadas no cenário em que a empresa se encontra no momento. 

O ideal é diversificar os tráfegos, já que o tráfego pago funciona melhor em determinadas épocas do ano de acordo com cada nicho e o tráfego orgânico precisa existir sem interrupções. E você também deve levar em mente que os resultados de um aprimoram o outro, os dados recebidos através do tráfego pago são utilizados na criação dos conteúdos disponibilizados através do tráfego orgânico. 

Depois desse texto você deve ter percebido que implementar qualquer estratégia de tráfego demanda de ferramentas e conhecimentos específicos e externa toda a complexidade desses processos. E é por isso que estamos aqui! Contar com a Yellow é contar com uma agência de marketing digital com mais de 12 anos de experiência em estratégias de tráfego pago e orgânico, com gestores de tráfego altamente capacitados a extraírem os melhores resultados de cada campanha implementada. 

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