Estamos em um momento delicado das nossas vidas e da economia do País. Somente quem tem um negócio sabe o problema que podemos enfrentar. Porém, sabemos também que quem não se mexer agora vai ficar apenas na lembrança. Nas crises é que temos que ser criativos e nos preparar de imediato para a retomada.

Colocamos aqui uma lista de ações que você fazer que irá lhe ajudar a voltar ao mercado e vencer seus concorrentes:

  1. Seja otimista, não se contamine com o que você vê na mídia,  nos comentários em redes sociais e canais de TV, faça você a sua história.
  2. Revise seu planejamento financeiro, utilize uma planilha e coloque todos os seus custos, contas a pagar e contas receber. Veja o que você pode reduzir e priorize o essencial. Cuide para não cortar demais,  depois poderá precisar de pessoas ou parceiros para o seu crescimento. Pense em renegociar e buscar melhores contratos.
  3. Revise e atualize todo o seu site: A maioria dos sites publicados estão desatualizados com conteúdos institucionais e praticamente esquecidos. Nós como agência digital sabemos da importância de um site e se a maioria das prospecções vem do Google, ter um site ruim ou desatualizado te colocam para fora do mercado. Aproveite o tempo, visite os sites dos seus concorrentes e veja o que o site deles tem de melhor que o seu. Não se conforme, ajuste seu site para que fique igual ou melhor que o deles.
  4. Insira um botão de whastapp no seu site, as pessoas não querem mais preencher formulários ou mandar email, querem comunicação imediata. Além disto, quando uma pessoa entra em contato pelo Whastapp acaba deixando seu contato facilitando um acompanhamento de venda e retomada de negociação.
  5. Passe seu Whatsapp normal para o Whastapp Business, ele tem diversas funcionalidades a mais que podem te ajudar a melhorar o seu relacionamento com o cliente. Faça uma pesquisa no Google e entenda que funcionalidades são estas.
  6. Se não tem uma rede social (Facebook, Instagram, Linkedin….) monte uma imediatamente e comece a gerar conteúdo. Se você já tem uma rede social ativa repense sua persona, seus conteúdos e sua nova abordagem pós quarentena. Pense em gerar conteúdo de vídeo principalmente mostrando seus produtos ou serviços, Abuse dos Stories do Instagram e Facebook.
  7. Quer criar post legais para sua redes sociais e não sabe design gráfico, use o site www.canva.com
  8. No seu portfólio de produtos ou serviço encontre um que seja um produto âncora, para saída de crise. Escolha aquele produto ou serviço que teria mais apelo. Use como isca para chamar a atenção para os demais itens. Agora precisamos divulgar. Se for possível ofereça novos produtos, adaptados à realidade do cliente.
  9. Você precisa começar a usar os links patrocinados do Google. Depois de ajustado o seu site com o produto âncora, os anúncios farão o trabalho apontando a audiência para o seu canal trazendo os contatos para venda ou prospecção. Mas atenção seus anúncios precisam aparecer na primeira página de busca do Google para que realmente os resultados apareçam. Precisando de ajuda conte conosco.
  10. Anúncios na Redes Sociais, a mesma coisa que o Google, você precisa chamar a atenção do seu público usando os anúncios. As postagens orgânicas nas redes sociais para quem não tem alto engajamento não trazem nenhum resultado se não forem impulsionadas.
  11. Reative sua carteira de cliente: Pegue todos os nomes e cadastros que tem e tente descobrir quais deles estão ativos, quais não são mais clientes e quais procuraram sua empresa, iniciaram uma negociação, mas não fecharam o negócio.
  12. Reúna o seu exército: Faça reuniões online com seus colaboradores, sócios e colegas buscando soluções criativas para saída de crise. Ouça as outras pessoas.
  13. Aumente o Ticket médio: Ticket médio nada mais é que o valor médio de compra de cada cliente. Mesmo que o número de pessoas entrando no seu negócio não aumente, se o ticket médio da empresa crescer, você já vai sentir um efeito positivo no faturamento. Essa estratégia é muito usada por fast-foods, que, junto ao lanche, oferecem bebidas e batata-frita aos consumidores. Como o combo sai por um preço vantajoso, a chance de o cliente aceitar a sugestão é grande. Com isso, o ticket médio da empresa aumenta.
  14. Aproveite este tempo e faça um curso online de gestão, de marketing, de vendas, de estratégia, qualquer coisa que possa somar ao seu negócio ou carreira.
  15. Trace metas a curto e médio prazo, não pense no longo prazo agora.
  16. Aposte no marketing digital: Veja o diferencial competitivo das empresas que conseguem trabalhar Home Office ou tem formas de vender online. Se sua empresa ainda não tem este tipo de serviço, você realmente precisa de nós.

Fábio Schneider : Ceo da Agência Yellow Brasil Digital.

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